Processo Criativo

Introdução

A RIZ | iko Softwarehouse é uma empresa prestadora de serviço de desenvolvimento de software e assessoria em gestão de tecnologia que entrega sistemas informatizados personalizados de acordo com as especificações dos requisitos técnicos e de negócio declaradas pelos seus clientes. As capacidades da RIZ | iko estão relacionadas ao desenvolvimento e/ou configuração de sistemas hospedados na internet ou na intranet corporativa, que trafeguem com os protocolos TCP ou UDP, capazes de gerenciar dados armazenados em bancos de dados relacionais ou No-SQL e de processar as regras de negócio aplicáveis a cada caso. O CONTRATANTE é detentor do código-fonte e receberá todas as de versões a medida em que forem sendo incorporadas ao produto.

Objetivo

O objetivo deste documento é de apresentar os procedimentos a serem seguidos para que seja possível desenvolver um sistema personalizado que atenda aos requisitos declarados pelo cliente, instalado em plataformas do tipo Word Wide Web (internet/intranet).

Passo a passo do Processo
  1. Definição da Lista de Funcionalidades Planejadas

    Em reuniões preliminares e sucessivas reuniões posteriores durante todo o período de desenvolvimento, mantêm-se sincronizada entre CONTRATANTE e CONTRATADA uma Lista contendo a descrição sucinta da “funcionalidade” (também chamada de Lista de Comportamento Esperado) de no máximo 200(duzentas) letras cada. Esta lista permite o acompanhamento do andamento do Projeto, sua previsibilidade e custos estimados. A Lista possui a seguinte estrutura:

    NúmeroDescriçãoSituação
    34Tela de Login com opção de Cadastro InicialEntregue na versão 123 (Done)
    35Relatório de Clients InativosEm desenvolvimento (Doing)
    36Opção: Verificar AdimplênciaPlanejado (To do)
  2. Coleta de Requisitos de Comportamento

    Para cada item da Lista deve existir um Formulário de Coleta de Comportamento Esperado (FCE). Cada Formulário necessita conter, para melhor aplicação do método, as seguintes informações:

    • Número e descrição da funcionalidade
    • Tipo de Serviço [Correção (bug), Melhoria (ajustes), Evolução (novidades)]
    • Prioridade [0 a 5]
    • Data da Entrega
    • Local da Documentação Visual ou Normativa
    • Descrição do Comportamento Esperado
      • Quem utiliza(rá) a funcionalidade (Perfil)
      • O que se espera(va)
      • Onde deve(ria) ocorrer
      • Quando deve(ria) ocorrer
      • Como deve(ria) ocorrer

    Notas:

    1. Um FCE pode ser elaborado em qualquer ferramenta de edição de textos (como Microsoft Word), mas a versão final deve sempre ser no formato Portable Document Format (Acrobat PDF).
    2. O cliente RIZ | iko pode obter o modelo de FCE em Microsoft Word em https://drive.google.com/file/d/1u5XOVtV0iV8Y6VGz5M1lTsiJYq1VmNd4/view e, depois de editado, enviar para blogger@riziko.com.br.
    3. O cliente RIZ | iko pode acessar uma versão online do FCE em https://www.riziko.com.br/contato/masoc
  3. Elucidação de Requisitos

    A equipe de analistas irá entrar em contato com o solicitante para aprimorar o entendimento do solicitado. Uma nova versão ajustada do FCE poderá ser produzida, se necessário.

  4. Incorporação do Comportamento Esperado no Protótipo

    A equipe de desenvolvedores receberá o FCE e iniciará a incorporação do solicitado no Protótipo. Quando concluída a implantação e testes internos, será feita a publicação da versão em ambiente de testes.

    Nota

    A RIZ | iko manterá um Protótipo do Produto de Software em desenvolvimento disponível na Internet, no endereço [ .riziko.app.br], onde corresponde ao nome do sistema em desenvolvimento.

    As versões operacionais do Produto de Software (normalmente chamadas de Ambiente de Produção) estarão acessíveis em endereço internet definido e mantido pela CONTRATANTE.

  5. Homologação pelo Cliente

    O CONTRATANTE será notificado quando uma nova versão do Produto de Software estiver disponível para homologação no endereço supracitado e poderá realizar os testes pelo tempo que desejar. A funcionalidade só será ativada no Ambiente de Produção depois de homologada.

  6. Ativação em Ambiente de Produção

    Uma vez que a funcionalidade solicitada no FCE foi homologada, serão:

    1. atualizada a Lista de Funcionalidades Planejadas e enviada cópia ao Financeiro da CONTRATADA para faturamento, de acordo com o estabelecido no Contrato de Prestação de Serviços.
    2. Finalizada a versão do código-fonte e encaminhada ao CONTRATANTE.
    3. A CONTRATADA assessora na implantação em Ambiente de Produção, sendo os custos para o seu funcionamento responsabilidade da CONTRATANTE ou, se desejado, como objeto de outro contrato.
  7. Ressincronização da Lista de Atividades Planejadas

    o CONTRATANTE recebe a última versão da Lista e, juntamente com a equipe de analistas, decide qual(is) será(ão) o(s) próximo(s) Comportamentos Esperados a ser(em) incorporado(s), retornando-se ao 2º Passo. É natural que ocorram nas “Sincronizações” uma ou mais alterações da Lista Inicial. Nestes casos:

    • Se for decidido pela remoção de funcionalidade: novo cálculo estimativo de redução de prazo e custo serão realizados a partir da Lista remanescente;
    • Se for decidido pela inclusão de funcionalidade: novo cálculo estimativo de aumento de prazo e custo serão realizados a partir da Lista subsequente;
    • Se for decidido suspender os trabalhos de incorporação de comportamentos: a CONTRATADA estabelece em contrato o prazo de no máximo 90 (noventa) dias de inação por parte do CONTRATANTE, a partir do qual, todas as funcionalidades incorporadas ao Protótipo (4º passo) serão consideradas como entregues e Homologadas pelo Cliente (5º passo). O processo criativo continua a partir de então.
Quaisquer esclarecimentos quanto aos procedimentos descritos acima, favor contactar: